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PROJECTO: TÚNEL

PROJECTO CONCLUÍDO. ACTUALIZAÇÃO CONSTANTE DO BLOG TERMINADA.
Domingo, 9 de Março de 2008

ANÁLISE: METRO DE SUPERFÍCIE

          É certo e sabido, que este modelo de transporte tem sido uma grande inovação, tanto em termos de mobilidade, como de qualidade e cuidado ambiental. Não terá sido em vão que cidades como o Porto, Almada, entre outras...já tenham aderido a este modo de transporte ,não, ou muito pouco poluente. A verdade é que este é um meio de grandes massas, próprio das cidades marcadas por um número elevado de habitantes.

         

 

            A cidade de Setúbal, neste momento, apresenta uma grave lacuna em termos de transporte urbano. Visto tratar-se de uma cidade, que em termos de recursos naturais é considerada rica, a verdade é a falta de cuidado e respeito pelos mesmos. A começar, falando em termos de transportes, por ferry-boats que atravessam diariamente o Sado e à sua frente levam a sensível vida existente na água (população de golfinhos- Ruazes decresce de ano para ano) e terminando numa envelhecida frota de autocarros que rasga todos os dias a qualidade do ar, do centro, assim como da periferia.

         

        De modo a corrigir todo este desrespeito, o projecto propôs uma rede de metro de superficie, a substituir grande parte da rota percorrida pelos autocarros, reduzindo assim drasticamente o nível de CO2 na região (também possível a substituição dos ferry-boats, através do túnel - Setúbal- Tróia, proposto no projecto). Como já foi referido, este trata-se de um transporte de grandes massas e não seria rentável aplicá-lo numa cidade de população insuficiente ou reduzida. Setúbal apresenta cerca de 125 000 habitantes, contra os 160 825 de Almada ( que já aplicou este sistema de transporte). Posto isto, seriam 35 000 habitantes a menos, número que poderá ser insuficiente, mas, neste momento, Setúbal apresenta uma fase de mudança; com a inauguração do TROIA RESORT e com a aplicação das restantes medidas propostas pelo projecto, mais turistas e mesmo mais habitantes iriam poder se estabelecer numa cidade mais saudável, com nível médio de infraestruturas culturais.

(TROIA RESORT-SONAE)

          Com tudo isto, fica explicada a escolha do metro de superfície (modelo em crescimento) como meio primário, tornando-se assim, sustentável e rentável para o município.

(VEÍCULO NÃO POLUENTE - STCP - PORTO)

 

Em breve mais novidades...

 

NÃO PERCAM, AMANHÃ, 10.03.2008, O 1º POST PROJECTO; PROJECTO:CASA DE ESPECTÁCULOS.

 

          

publicado por Setúbal XXI às 14:57
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