blogs SAPO

ARQUIVO

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

PROJECTO: TÚNEL

PROJECTO CONCLUÍDO. ACTUALIZAÇÃO CONSTANTE DO BLOG TERMINADA.
Terça-feira, 27 de Novembro de 2007

I.SETÚBAL AMBIENTE XXI

  Setúbal, pérola da Costa Azul, cidade de Bocage e de Luísa Todi, de pescadores e almocreves sobreviveu à passagem do tempo  pelas suas gentes.

  Pescadores, a alma genuína da cidade bocagiana, contribuiram fortemente para o seu desenvolvimento em todos os níveis, tanto económico, como social.

  Entregando o rio às suas gentes, resguardando a fauna e a flora; de nome sado, abriga inúmeras formas de vida que pareciam resguardadas, mas não, há muitos anos, sem aviso prévio, uma frota de ferry-boats invadira as águas, causando um turbilhão na travessia Setúbal- península de Troia. A vida ressentiu-se, a população de golfinhos- Ruazes residentes reduziu drasticamente e hoje em dia a população jovem é practimente nula.

  Rompendo o verde dos montes e vales serranos, todos os anos, a Arrábida é invadida por destruídoras chamas criminosas. Destruíndo tudo à sua passagem, o fogo devastador causa milhões de prejuízos à floresta e à vida animal no pulmão do centro urbano.

   Compondo o trio de mais graves problemas ambientais; a cidade plantada à beira Sado tornou-se num cancro para o pulmão verde envolvente. Assustada pela vida no centro urbano, a vida serrana degrada-se de dia para dia: uma cimenteira, plantada no cimo de sua dorsal, ameaça todos os dias a sua flora; uma cidade, ingrata, injusta, rompe todos os dias com os idiais ambientais e afugenta de si um horizonte de vida saudável e duradoura.

     O centro urbano há muito que deixou de florescer e hoje em dia sobrevive à custa de recurso naturais, julgando-os inesgotáveis e pondo o futuro de lado. Abrangendo uma das temáticas do projecto Setúbal XXI, a batalha contra este incorrecto estilo de vida tem ínicio...

     Em breve mais novidades...

    (2. Cultura, 3. Estética, 4. Urbanismo, 5. Arquitectura - irão ser abordadas durante o mês de Dezembro.)

 

 

 

 

publicado por Setúbal XXI às 17:22
link do post | comentar | favorito
|

0 DIAS

PROJECTO CONCLUÍDO

Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
17
19
21
23
24
25
27
29
30
31
ESCOLA SEC. DE BOCAGE Alexandre Pires e Ana Cardoso COORDENADOR: Prof. António Vasconcelos

FÓRUM JÁ ONLINE

FAÇA JÁ O SEU REGISTO!

CONTACTO

setubalxxi@gmail.com
SETÚBAL XXI
Criar pagina